domingo, 30 de maio de 2010

A Legião Portuguesa... Um pouco de História



A Legião Portuguesa foi uma organização paramilitar, criada para defesa do regime e para combater o Comunismo a 30 de Setembro de 1936.


Era conhecida como o grupo paramilitar das Camisas Castanhas.

A Mocidade Portuguesa... Um pouco de História





A Organização Nacional Mocidade Portuguesa foi instituída pelo Decreto-Lei número 26 611 a 19 de Maio de 1936. Desta faziam parte, obrigatoriamente, todas as crianças, sendo estudantes ou não com idades compreendidas entre os sete e os catorze anos.



Estes jovens encontravam-se divididos em quatro escalões: os Lusitos (dos sete aos dez anos); os Infantes (dos dez aos catorze anos); os Vanguardistas (dos catorze aos dezassete anos) e os Cadentes (dos dezassete aos vinte e cinco anos, este último era apenas para os rapazes e era a transição da Mocidade para a Legião Portuguesa)

A eles era-lhes imposta a ideia de grandeza da Pátria, ordem, disciplina, os valores do Estado Novo e obediência ao chefe de Estado (Salazar).






sábado, 29 de maio de 2010

A Educação e a Mocidade Portuguesa





Vídeo que fala sobre a Educação e a Mocidade Portuguesa.

Os Anos da Ditadura




Este vídeo mostra os anos da Ditadura.

Obras de António de Oliveira Salazar

Este vídeo mostra algumas das obras públicas do Estado Novo.

Apresentação

Este Blog foi criado no âmbito da disciplina de História e retrata o tema "Os Portugueses no tempo do Estado Novo", tendo como principal objectivo mostrar como era o Ensino na época do Salvador da Pátria, bem quais eram os métodos de ensino apresentados aos alunos.
Este trabalho é uma pesquisa e investigação sendo as suas principais fontes de informação alguns alunos que presenciaram a Ditadura em Portugal.
Joana Nunes