sábado, 5 de junho de 2010

A Sala de Aula

Para sabermos mais sobre o espaço onde os alunos aprendiam entrevistei um antigo aluno do Estado Novo sobre como era a sua sala de aula.

P.: Lembra-se de como era a sua sala de aula no tempo em que era aluno?

R.: Sim, lembro-me muito bem.

P.: Podia-me descreve-la?

R.: Era uma sala pequena. Nas parede havia um crucifixo em cima da mesa da senhora professora. Lembro-me também que na parede também estavam afixados o retrato de Salazar e do Presidente da República Óscar Carmona. Existia também na parede mapas de Portugal com os rios e montanhas... Lembro-me que quando um desses mapas se rasgava, a "moldura" dele era aproveitada para bater nos alunos quando estes se portassem mal.
Nós os alunos escrevíamos em carteiras de 2 pessoas. Na altura ainda tinham um sítio onde colocar os tinteiros e eu lembro-me de andar à bulha com os meus amigos e de entornar-mos a tinta toda... Depois é claro a sra. professora castigava-nos severamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário