Neste vídeo podemos ouvir o Hino da Mocidade Portuguesa.
Boa perspetiva da II Guerra Mundial
Há 13 anos
Para sabermos mais sobre o espaço onde os alunos aprendiam entrevistei um antigo aluno do Estado Novo sobre como era a sua sala de aula.
Este último cartaz da série, “Deus, Pátria, Família: a Trilogia da Educação Nacional” é uma esplêndida síntese da pedagogia e moral Salazaristas.
Este cartaz mostra-nos no canto esquerdo uma imagem cinzenta que representa Portugal na época da 1ª República, nela podemos observar que Portugal estava mal apetrechado a nível marítimo e existiam poucos portos para os navios atracarem.
Este cartaz mostra-nos no canto esquerdo uma imagem cinzenta que representa Portugal na época da 1ª República, nela podemos observar que Portugal estava mal apetrechado a nível de armamento.
Este cartaz mostra-nos no canto esquerdo uma imagem cinzenta, triste e principalmente pobre que representa Portugal na época da 1ª República , nela podemos observar uma aldeia antiga, pequena, com poucas condições e onde os seus habitantes vivem pobremente.
Este cartaz mostra-nos no canto esquerdo uma imagem cinzenta que representa Portugal na época da 1ª República, nela podemos observar uma escola antiga, pequena e com poucas condições.
Este cartaz mostra-nos no canto esquerdo uma imagem cinzenta que representa Portugal na época da 1ª República, nela podemos ver agricultores a utilizar técnicas rudimentares de agricultura e meios de transporte pouco desenvolvidos.
Este primeiro cartaz mostra-nos no canto esquerdo uma imagem cinzenta que representa Portugal na época da 1ª República, nela podemos observar uma máquina de dinheiro que está a atirar dinheiro (neste caso representa a riqueza do Estado), mostrando que este está a ser mal aproveitado e esbanjado.

Este hino enunciava os seus princípios e objectivos e continha palavras de enaltecimento a Salazar:
Nós teremos que vencer
Nada temos a temer
Da invasão comunista.
Já existe a Legião,
Ao vento solta o pendão,
Dá combate ao anarquista.
Não voltamos ao passado,
Acabou o revoltado,
Disso temos a certeza;
E mais tranquilos andamos
Porque todos confiamos
Na Legião Portuguesa.
Reparai no seu marchar,
Os braços a oscilar,
Elevando a mão ao peito.
Garbosos e aprumados,
São verdadeiros soldados
da ordem e do respeito.
Ele é um soldado unido,
Quer na paz ou quer no perigo,
O seu lema é avançar.
Respeita o seu comandante,
Gritando sempre: Avante!
Por Salazar! Salazar!